26ª SESSÃO ORDINÁRIA - VEREADORES DIZEM QUE A POPULAÇÃO PRECISA DE RESPOSTAS
Os vereadores abrem a Semana da Pátria cantando os Hinos Nacional e Municipal
O que se viu durante a sessão foi que tanto a base aliada como a oposição, levaram à Tribuna cobranças sobre as obras da quadra de esportes do bairro Bela Vista, falta de iluminação pública em vários pontos da cidade, pedem fonoaudiólogo para atender no município, instalação de academia ao ar livre no Tio Teco e a melhor sinalização das lombadas na MT 225.
Ademir Alves de Oliveira usou a tribuna para parabenizar o Vereador José Moretto pela conclusão do curso de solda industrial. Pediu ao líder do governo que verifique a rota de um dos ônibus do transporte escolar.
Entrou em pauta o Projeto de Lei Legislativo nº 003/2017, Dispõe sobre alteração do artigo 5º da Lei Municipal nº 190/2016, que dispõe sobre o plantão das farmácias do município, de autoria dos vereadores Sidônia Kessler PR, Ademir Alves de Oliveira PMDB, Adriana de Souza Silva PMDB, Txonto Ikpeng PMDB e Tatiany de Souza Costa PDT. Faculta o horário de funcionamento das farmácias até as 22 horas em dias úteis e sábados, sendo obrigadas a encerrar as atividades a partir deste horário exceto a que fica de plantão. Despachado para a Comissão de Legislação, Justiça, Redação, Finanças e Orçamento.
Foi votado e aprovado o Requerimento nº 004/2017, para que seja encaminhado ao Excelentíssimo Prefeito Municipal Rafael Pavei com cópia ao Secretário de Educação, o presente Requerimento solicitando informações acerca das quadras esportivas localizada no bairro Bela Vista próximo a Escola Municipal, já que até hoje a referida quadra não está liberada nem teve suas obras concluídas. Somos conhecedores de que é uma obra com recursos do FNDE, mas precisamos saber se houve algum avanço em questão dos repasses para que sejam concluídas as obras, de autoria dos vereadores Cleverson Luiz Anacleto DEM, José Nilton Moretto PSDB, Pascoalina Grassioto DEM e Valter Luiz Bernardo PSDB.
Cleverson usou a tribuna para detalhar um pouco mais o requerimento, ao passo que já havia expedido ofício solicitando maiores detalhes para que os vereadores possam buscar junto à bancada estadual e federal a liberação e conclusão das obras. De acordo com o presidente da câmara, o ofício foi respondido pelo secretário municipal, mas não a contento de forma a direcionar os esforços para sua conclusão. Cleverson informou que a demora em concluir as obras está prejudicando a população e deteriorando o que já foi construído. Informou também que a empresa Energisa já está providenciando a rede de energia elétrica junto ao PSF Bela Vista.
Requerimento nº 005/2017, para que seja encaminhado ao Excelentíssimo Prefeito Municipal Senhor Rafael Pavei, o presente Requerimento para que sejam tomadas as devidas providências no sentido de informar sobre a iluminação pública e cópia da licitação, de autoria dos vereadores Cleverson Luiz Anacleto DEM, José Nilton Moretto PASB, Pascoalina Grassioto DEM e Valter Luiz Bernardo PSDB. Aprovado por todos em única votação.
Cleverson retornou a tribuna relatando a solicitação do requerimento da bancada, ao passo que a cobrança da população se avoluma no que se refere à iluminação pública em diversas ruas e avenidas da cidade. A população questiona sobre se houve a licitação e se houve, qual o cronograma para realizar a manutenção da iluminação.
Ademir cumprimentou e parabenizou a cobrança feita pelos vereadores, agradeceu o empenho dos vereadores, tendo em vista a necessidade de trazer respostas a população.
Sidônia Kessler reforçou o pedido, tendo em vista que é um pedido que tem sido feito desde o inicio do ano, parabenizou pelo requerimento, que torna a resposta obrigatória, que se não for assim é mais fácil dar respostas vagas.
Indicação nº 053/2017, para que seja encaminhada ao Excelentíssimo Prefeito Municipal Senhor Rafael Pavei, a presente Indicação para que sejam tomadas as devidas providências no sentido de contratar um médico fonoaudiólogo para atender a população de Feliz Natal, de autoria dos vereadores Adriana de Souza Silva PMDB, Ademir Alves de Oliveira PMDB, Sidônia Kessler PR, Txonto Ikpeng PMDB e Tatiany de Souza Costa PDT. Aprovado por todos em única votação.
A vereadora Sidônia justificou a indicação pois é de extrema importância não só para a população, mas principalmente para as escolas. Justifica-se trazer o profissional também para baixar os custos com o transporte daqueles que precisam do especialista.
Cleverson convidou o Secretario de Saúde, Crisomar Vieira de Carvalho a usar a tribuna para esclarecer as dúvidas e questionamentos tanto dos vereadores como da população. Pediu aos nove vereadores se concordam com o requerimento para que dentro de alguns dias ele venha.
Indicação nº 054/2017, para que seja encaminhada ao Excelsíssimo Prefeito Municipal Senhor Rafael Pavei, a presente Indicação para que sejam tomadas as devidas providências no sentido de instalar os aparelhos da “Academia ao Ar Livre” no Complexo Tio Teco, de autoria dos vereadores Pascoalina Grassioto DEM, José Nilton Moretto PSDB, Cleverson Luiz Anacleto DEM e Valter Luiz Bernardo PSDB. Aprovado por todos em votação única.
Pascoalina justificou que a instalação desse equipamento trará mais qualidade de vida aos usuários, que a localidade é estratégica, pois é de fácil acesso a todos, especialmente aos que moram na parte mais baixa da cidade, facilitando o acesso.
Cleverson informou que há uma academia que ainda não foi instalada, podendo ser utilizada pelo prefeito para atender a demanda.
Indicação nº 055/2017, para que seja encaminhada ao Excelsíssimo Prefeito Municipal Senhor Rafael Pavei, a presente Indicação para que sejam tomadas as devidas providências no sentido de sinalizar e pintar o quebra molas da Rodovia MT 225, de autoria dos vereadores Sidônia Kessler PR, Ademir Alves de Oliveira PMDB, Adriana de Souza Silva PMDB, Txonto Ikpeng PMDB e Tatiany de Souza Costa PDT. Aprovado por todos em votação única.
Sidônia retornou a tribuna para pedir melhorias da sinalização no local conhecido como “Curva da Morte”, facilitando a visualização do obstáculo por parte dos condutores e diminuindo o número de acidentes.
Ademir reforçou a indicação por considerar um ato de solidariedade, pois quem trafega pela primeira vez pela rodovia não consegue enxergar o obstáculo, além da falta de placas que indiquem o obstáculo.
Fonte: MaisFN