Cerca de 20 toneladas de remédios e insumos vencidos serão incineradas em MT

por valcorreia — publicado 05/10/2017 14h05, última modificação 05/10/2017 14h05

Medicamentos venceram entre os anos de 2012 e 2016. Segundo Secretaria de Saúde, muitas vezes quando remédios são adquiridos por meio de liminares pacientes já faleceram ou não precisam mais.

Aproximadamente 20 toneladas de medicamentos e insumos que venceram na Farmácia de Alto Custo de Cuiabá, serão incineradas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES). De acordo com a assessora técnica do órgão, Vivian Arruda, os medicamentos e insumos que devem ser incinerados venceram entre os anos de 2012 e 2016.

“Esses medicamentos que vão ser incinerados venceram no período entre 2012 e 2016”, afirmou.

Devem ser incinerados insumos, medicamentos, fraldas e leites especiais. Segundo a SES, ainda não existe uma data prevista para a queima desse estoque.

Vivian contou que a capacidade da Secretaria de Saúde em adquirir os produtos pode exceder o prazo de uma liminar judicial e, quando a compra consegue ser efetivada, o paciente já faleceu. Quando isso acontece, os medicamentos ficam guardados até serem utilizados por outro paciente.

“Às vezes o tempo para adquirir os produtos excede o tempo da liminar. Alguns pacientes chegam a falecer e, então, os medicamentos ficam no estoque”, contou.

O estado assumiu neste ano a gestão do estoque da Farmácia de Alto Custo, que era feito por uma empresa terceirizada. “Utilizamos um sistema público em que temos o acesso aos dados relativos das medicações”, disse Vivian.

A Secretaria de Saúde informou que ainda não se sabe o valor total dos medicamentos que devem ser queimados, porque ainda está sendo realizado o inventário.

Por G1 MT