Diretor nacional do Fundeb é convocado a prestar depoimento sobre 'pedaladas' do governo de MT
CPI quer identificar medidas para evitar que municípios não recebam verba federal por causa de atrasos de repasses do governo. Pedro Antônio Estrella Pedrosa será o primeiro a ser ouvido pela comissão.
O diretor do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Pedro Antônio Estrella Pedrosa, foi convocado pela CPI aberta pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para investigar desvio de recursos do Fundeb e do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).
O depoimentto dele está marcado para o dia 13 de março, às 14h.
A convocação dele foi definida nessa terça-feira (20), durante reunião dos membros da CPI. Ele deve ser a primeira pessoa a depor.
O requerimento foi apresentado pelo subrelator da CPI, deputado Allan Kardec (PT),
A intenção, segundo ele, é identificar se o atraso no repasse e supostos desvios no Fundeb se repetiram em outros estados e descobrir o que pode ser feito para evitar que os municípios de Mato Grosso não fiquem impedidos de receber recursos federais por causa de atrasos de repasses do governo do estado.
“Será muito importante ouvir o diretor do Fundeb para que, a partir dessa oitiva, possamos convocar outras pessoas e entidades, além de adotar as medidas para que isso seja evitado”, afirma Allan.
Além do diretor do Fundeb, a CPI quer ouvir o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, representantes dos conselhos de fiscalização do Fundeb e Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), secretários municipais de Educação e secretários de estado.
Fonte: G1 MT