Empresas suspeitas de extração ilegal de madeira são alvos de operação da PF e Ibama em MT

por valcorreia — publicado 14/11/2018 13h21, última modificação 14/11/2018 13h21

Grupo investigado extraía madeira e fraudava documentação em sistema. Devem ser cumpridos 8 mandados de busca e apreensão em Feliz Natal.

 

Uma organização criminosa suspeita de extração ilegal de madeira é alvo de uma operação nesta quarta-feira (14) em Feliz Natal, a 518 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Federal, a Operação 'Madeira Nativa' deve cumprir oito mandados de busca e apreensão em empresas madeireiras e nas residências dos principais investigados.

A operação é feita com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com a PF, uma organização criminosa responsável pela contínua extração ilegal de madeiras no Projeto de Assentamento ENA, em Feliz Natal, é a principal investigada na ação policial.

Polícia Federal faz Operação Madeira Nativa em Feliz Natal (MT) — Foto: Polícia Federal de Mato Grosso/Assessoria

Polícia Federal faz Operação Madeira Nativa em Feliz Natal (MT) — Foto: Polícia Federal de Mato Grosso/Assessoria

Essa organização criminosa extraía grandes quantidades de madeiras da área de reserva legal do projeto e cometia fraudes no Sistema de Gestão Florestal do Estado do Mato Grosso (SISFLORA-MT). Com a ação, a madeira constava como legal, alterando local de extração e tipo de madeira.

Os suspeitos conseguiam simular a retirada das madeiras, algumas que têm extração proibida, para outro tipo de madeira que possui autorização para ser extraída.

Além disso, foi apurado que a organização criminosa é dividida em núcleos: alguns responsáveis pela exploração e transporte da madeira, outros pelo esquentamento dela e um último pela vigilância e segurança armada das operações criminosas.

 

Fonte: G1 MT