Equipe com participante de Feliz Natal MT vence feira de tecnologia que foi realizada em Sinop

por valcorreia — publicado 27/06/2019 15h00, última modificação 27/06/2019 15h00

Foi realizada no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sinop, a Startup Weekend, esse que é um evento de tecnologia, que em 2019, chega na sua terceira edição. Embora esteja apenas na terceira edição, ela está se tornando referência. Este ano contou com 120 participantes, onde o foco era falar sobre como as startups podem contribuir para transformar o dia a dia das pessoas. Eventos semelhantes a este acontecem em todo o mundo e tem na Google, seu principal patrocinador.

Este ano a feira reservou desfecho especial para Feliz Natal, onde um dos participantes sagrou-se campeão, cujo projeto foi na área do agronegócio. Para sabermos mais sobre
o que foi desenvolvido, conversamos com Roberto Pereira, que é de Feliz Natal e foi integrante da equipe Agro Express.

Segundo Roberto Pereira, este evento traz oportunidade de alavancar o potencial da região, criando novos negócios, plantando a semente do empreendedorismo. Ele ainda diz que a região tem muito potencial para o desenvolvimento de startups. “Um ecossistema está sendo fomentado por universidades, por entidades sem fins lucrativos, como a Hub Norte e Agri Hub”, explica.

Pereira destaca que a região, e em especial, Feliz Natal, tem muito potencial, só é preciso haver uma sinergia entre dos segmentos da sociedade. “Outras cidades estão se estruturando para tornar possível o surgimento de startups. Aqui em Feliz Natal também é possível, desde que se crie um ecossistema. Empresários, agricultores, estudantes, políticos, se envolvendo e esquecendo, pensando somente no crescimento da cidade”, disse.

Ainda de acordo com ele, já existem startup se destacando em Sinop, no ramo de pagamentos online ou com o uso de QR Code. Ele também explica que em Sorriso também há uma ganhando destaque no gerenciamento para grandes propriedades rurais.

Ele explica que o ponto alto do evento foi ter que sair na rua para pesquisar e entender o
problema o qual estávamos dispostos a trazer a solução. No nosso caso do preço do frete no transporte de grão e insumos. “Muito satisfeito de ter participado do Startup Weekend, de estar numa equipe campeã. Aprendemos muito, é gratificante” diz.

Ao finalizar ele comenta que é possível tornar a região um celeiro de inovação, desde que haja um envolvimento e incentivo. Ele também deixa seu recado aos jovens. “Sejam empreendedores. Estudem muito. Nossos jovens têm muito talento e potencial, só precisamos incentivar. Participem de eventos de tecnologia pois o futuro já chegou.
Tudo muda muito rápido, não fiquem de fora”, finaliza.

Sobre Roberto Pereira

Graduado em Licença em Computação, pela UNEMAT de Alto Araguaia (MT). Pós-graduado: Inovações tecnológicas na Educação, pela UNEMAT de Colíder (MT). Professor em escolas públicas e laboratório de informática por quatro anos, em Nova
Canaã do Norte (MT).

Foi webdesigner até se descobrir empreendedor, em 2011, fundando junto com o irmão a Cine Pipoca Locadora - filmes e Jogos-, locação feita pela internet e entre e busca a domicílio em Sinop (MT), que foi vendida em 2012. Professor da Escola Técnica de Sinop, no curso de Técnico em Informática, até 2013, quando passou para o concurso do Banco do Brasil onde está trabalhando atualmente. Criador de conteúdo em Vídeos para o YouTube e Facebook desde 2016 - canal Aquarela Tubers.

Fonte: FN ONLINE

lalseno