Início da primavera em MT será de temperaturas elevadas e pancadas de chuva isoladas

por valcorreia — publicado 21/09/2018 18h19, última modificação 21/09/2018 18h19

Estação deverá ter temperaturas elevadas com possibilidade de chuvas isoladas e tempo seco. Índice de umidade relativa nessa sexta-feira pode chegar até 26%.

O início da primavera, que começa neste sábado (22) e segue até o dia 21 de dezembro, será de clima seco mas com possibilidade de pancadas de chuvas nos municípios de Mato Grosso, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A temperatura máxima prevista para esta sexta-feira (21) em Cuiabá, deve atingir os 36°C. Em Várzea Grande, região metropolitana, a temperatura durante essa semana deve atingir 32°C.

Além da capital, os municípios de Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop, a 218 km, 242 km e 503 km da capital, também tem previsão de chuva de até 80%, para esta sexta-feira e sábado.

Mesmo com clima chuvoso, a umidade relativa pode chegar até 26%, entre 15h e 16h.A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece o índice acima dos 60% como ideal para a saúde humana.

A primavera marca um período de transição no clima do Brasil. Por isso, tem características tanto de inverno quanto de verão. Em meados de outubro, deve haver um breve período de resfriamento, mas sem frio intenso. Já em novembro, podem acontecer estiagens regionalizadas. Em dezembro, a falta de chuva deve se consolidar.

Na primavera aumentam os casos de problemas respiratórios. Tudo isso se deve ao excesso de pólen liberado pelas flores, típico nesta estação, que aumenta o número de crises ao entrar contato com a mucosa respiratória, provocando a rinite alérgica, entre outros problemas.

Alguns cuidados como lavar o nariz com soro fisiológico, usar óculos para evitar conjutivite, evitar tapetes, carpetes e cortinas, deixar as janelas do quarto fechadas e dimininuir o uso de produtos químicos de limpeza, podem ajudar a prevenir as doenças respiratórias da primavera, sendo as crianças, na maioria das vezes, as que mais sofrem neste período de tempo seco.

Além desses cuidados caseiros, os inaladores e umidificadores são ótimas opções para amenizar os efeitos das alergias dessa estação. Os umidificadores de ar, por exemplo, têm como função manter o nível da umidade de ar do ambiente dentro dos padrões e, por isso, facilitam a respiração.

 

Fonte:G1 MT