Justiça nega suspender alteração de regimento interno e veta reeleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá

por valcorreia — publicado 09/08/2018 14h44, última modificação 09/08/2018 14h44

Justiça suspendeu decreto que autorizava reeleição do vereador Justino Malheiros (Foto: Ednei Rosa/Câmara de Cuiabá)

Projeto que foi aprovado previa alteração no regimento interno e permitia a reeleição do atual presidente da Câmara. Anteriormente, outra decisão judicial havia suspendido a aprovação da proposta.

O desembargador Rui Ramos, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), suspendeu novamente um decreto que autorizava a reeleição da Mesa Diretora do órgão. A decisão é dessa quarta-feira (8).

O decreto autorizava a reeleição do atual presidente da Casa, Justino Malheiros (PV).

Em maio desse ano, os vereadores aprovaram um projeto que alterava o Artigo 23 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Cuiabá, que impedia a reeleição dos membros da Mesa Diretora para as funções.

No mesmo mês, o juiz Agamenon Alcântar Júnior, da Terceira Vara de Fazenda de Cuiabá, acatou o pedido de um grupo de vereadores e suspendeu a votação do projeto.

Malheiros

Justino foi eleito presidente no dia 1º de janeiro de 2017, sem nenhum concorrente. A chapa encabeçada por ele foi a única que se candidatou à presidência na época.

No mandato, as maiores polêmicas dizem respeito a servidores. Em outubro de 2017, a Câmara de Cuiabá demitiu 460 contratados para atender a decisão judicial que suspendeu a suplementação orçamentária no valor de R$ 6,7 milhões.

No início deste mês, ele foi denunciado ao Ministério Público Estadual (MPE) pela ONG Moral por suspeita de excesso de servidores contratados. Segundo a denúncia, só na presidência do órgão tem 26 comissionados.

Ao todo, de acordo com a ONG, esses 36 servidores mantidos pela presidência, custam aos cofres públicos quase R$ 77 mil.

Fonte: G1 MT