Menina de 1 ano morre com suspeita de H1N1 em Alta Floresta (MT), diz secretaria

por valcorreia — publicado 03/05/2018 18h26, última modificação 03/05/2018 18h26
Menina de 1 ano morre com suspeita de H1N1 em Alta Floresta (MT), diz secretaria

Criança deu entrada no Hospital Regional de Alta Floresta no sábado (28) (Foto: (Foto: Carlos Eduardo Barbosa Lima/ Arquivo pessoal))

O bebê morava com os pais no município de Carlinda e foi levado para Alta Floresta. Desde janeiro, três pessoas morreram por causa da doença, segundo o governo.

Uma menina de 1 ano e seis meses morreu, na segunda-feira (30), com suspeita de H1N, no Hospital Regional de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A criança morava na zona rural de Carlinda, município que fica 724 km da capital. Os pais levaram a criança para o hospital, no sábado (28). Ela tinha sintomas de gripe associada à pneumonia.

A menina foi medicada e apresentou melhora no domingo, segundo a SES-MT . Em seguida, o quadro clínico piorou e ela morreu, no dia seguinte.

Amostras de secreção pulmonar da criança foram coletas e encaminhadas para análise em laboratório. O resultado, que vai indicar a causa da morte, deve ficar pronto em até 30 dias.

 

Mortes

 

Desde de janeiro deste ano, três mortes causadas pelo vírus H1N1foram confirmadas pela SES. A primeira pessoa vítima do vírus morreu em Cuiabá.

O balanço do estado informa que, a segunda morte por gripe influenza ocorreu em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Uma mulher de 36 anos, morreu no dia 8 de abril, após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade no dia anterior, reclamando de fortes dores no peito e tosse. O laudo apontou que ela estava com influenza B.

A terceira morte confirmada foi registrada em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. A professora Camila Ramos de Souza, de 29 anos, morreu no Hospital Regional daquele município no dia 15 de abril e os exames apontaram que ela estava com o vírus H1N1.

No início do mês passado 42 casos suspeitos de gripe Influenza haviam sido notificados em Mato Grosso. Destes, 18 casos foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica.

 

Vacinas

 

O Ministério da Saúde começou a campanha da vacinação contra a gripe no dia 23 de abril. Desde então, Mato Grosso já recebeu 481 mil doses de vacina que foram distribuídas para as unidades de saúde em todo o estado.

O dia “D” da campanha deve ser realizado em 12 de maio.

Fonte:Lidiane Moraes, G1 MT

Mawaccout
Mawaccout disse:
21/02/2023 16h56
The second recommended statement addressed use of risk reducing medications e <a href=http://zithromax.mom>zithromax azithromycine</a>
Comentários foram desativados.