MT teve 38 casos de feminicídio em 2018

por valcorreia — publicado 08/03/2019 15h05, última modificação 08/03/2019 15h05
MT teve 38 casos de feminicídio em 2018

Brasil tem queda de homicídios dolosos de mulheres, mas registros de feminicídio têm crescido — Foto: Foto: Rodrigo Cunha/G1

Lei do Feminicídio completa quatro anos nesta semana. É a primeira vez que a Secretaria de Segurança do estado faz o levantamento.

O estado de Mato Grosso registrou 38 casos de feminicídio entre janeiro e dezembro de 2018. O dado faz parte de um levantamento feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública junto às delegacias. Esta foi a primeira vez que um levantamento semelhante foi feito pelo órgão.

Os casos de feminicídios identificados representam 4% do total de homicídios registrados no estado durante o ano passado, que foram 916.

Já em relação ao total de homicídios de mulheres, que foram 82 entre janeiro e dezembro, os feminicídios correspondem a 46% dos casos.

 Mortes de mulheres no país

 Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o G1 publicou um levantamento sobre mortes de mulheres no Brasil com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Os números apontam que houve uma ligeira redução no número de mulheres assassinadas em 2018, mas que os registros de feminicídio cresceram em relação ao ano anterior.

São 4.254 homicídios dolosos de mulheres, uma redução de 6,7% em relação a 2017, quando foram registrados 4.558 assassinatos – a queda é menor, porém, que a registrada se forem contabilizados também os homens.

Já em relação aos casos de feminicídio, ou seja, em que mulheres foram mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero, houve aumento de 12%. Foram 1.173 registros no ano passado, ante 1.047 em 2017.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Cai o nº de homicídios de mulheres, mas casos de feminicídio crescem no Brasil
G1 Monitor da Violência
Cai o nº de homicídios de mulheres, mas casos de feminicídio crescem no Brasil

Cai o nº de homicídios de mulheres, mas casos de feminicídio crescem no Brasil

(Correção: o G1 publicou que Mato Grosso era o único estado que não havia registrado dados de feminicídio em 2018. Os dados, no entanto, foram levantados pelo governo e enviados após o levantamento estar concluído.)

Por G1