O preço do etanol subiu novamente nesta semana em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana. A variação de preço no combustível se deve aos descontos que tinham sido oferecidos pelas empresas de petróleo.
Segundo o diretor executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Moraes, as distribuidoras nacionais decidiram aplicar um desconto no preço do etanol por questões comerciais.
"Como é um produto de extrema concorrência, essa queda fez com que os outros postos também abaixassem os preços para atrair os clientes", disse.
O economista Jonil Vital explicou que, mesmo com o índice da inflação estabilizado, fatores como a cotação internacional do petróleo interfere na variação dos preços do combustível. O litro do etanol, que estava custando R$ 1,99, aumentou para R$ 2,49.
"Essa variação se deve ao valor da cotação internacional do petróleo, mas também é relativo de cada empresa", contou.
É proibido repassar os reajustes ao consumidor antes de comprar o produto com o novo preço, segundo a advogada Gisela Simona.
"Esse reajuste precisa ter justa causa, então a medida que compra por um preço maior, poderá repassar para o consumidor", avaliou.
Por Gleyce Santos, TV Centro América