Sema autoriza e obra de indústria em Sinop com investimentos de R$ 50 milhões pode iniciar

por valcorreia — publicado 01/02/2019 14h46, última modificação 01/02/2019 14h46

A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) emitiu a licença prévia requerida pela Fertipar Fertilizantes, que está se instalando em Sinop. A planta será construída em uma área, às margens da MT-220 (de acesso a Juara), a cerca de 17 quilômetros do centro. Os pedidos de licenças ambientais foram feitos ainda no ano passado, quando foi informada a previsão investimentos aproximados de R$ 50 milhões, com mais de 100 empregos diretos gerados e 300 indiretos. A área para instalação foi adquirida em 2016.

O diretor do Núcleo de Desenvolvimento Urbano da prefeitura de Sinop (Prodeurbs), Paulo Abreu, explicou, ao Só Notícias, que a prefeitura havia emitido um alvará de construção provisório, com duração de 90 dias. “Faltavam questões documentais da receita. Agora, eles apresentaram a licença prévia e estamos emitindo o alvará com duração de um ano”.

A Fertipar já começou a fase de terraplanagem para implantação da indústria, que deve ficar pronta em 12 meses. A planta vai ter capacidade para produzir, inicialmente, 4 mil toneladas de fertilizantes por dia.

No ano passado, após se reunir com a prefeita Rosana Martinelli (PR), em Sinop, o engenheiro responsável, José Damiani, explicou que o projeto contempla a parte de infraestrutura da empresa, como salas administrativas, por exemplo, e mais armazém com capacidade para 88 mil toneladas. Segundo ele, a empresa poderá receber 350 toneladas de matéria-prima, por hora. “Duas máquinas farão a produção de 4 mil toneladas por dia. Este é o volume da indústria, que vai ter pátio para 120 caminhões”, disse, na ocasião.

Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)