Sorriso (MT) registra caso de ferrugem asiática em lavoura de soja

por valcorreia — publicado 29/11/2018 14h03, última modificação 29/11/2018 14h03

Caso foi identificado por engenheiro e informado ao Consórcio Antiferrugem. Plantas infectadas apresentam desfolha precoce e comprometendo a formação.

Sorriso, a 420 km de Cuiabá, registrou o primeiro caso de ferrugem asiática em lavoura de soja na safra 2018/2019. A identificação da praga foi feita pelo engenheiro agrônomo Wanderlei Dias Guerra, que repassou a ocorrência para registro no Consórcio Antiferrugem.

De acordo com a última atualização do consórcio, além de Sorriso, outros 15 municípios também possuem registros de ferrugem asiática nas lavouras de soja.

A orientação é de que o produtor intensifique o monitoramento das lavouras e defina os melhores momentos para a aplicação da fungicida.

Entre os meses de dezembro de 2017 e janeiro deste ano, foram registrados 19 casos de ferrugem asiática em plantações de soja voluntária em seis municípios do estado.

 

O que é a ferrugem asiática?

 

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ferrugem é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura.

Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos.

Por Aline Dessbesell, Centro América FM

lalseno
lalseno disse:
06/03/2023 17h26
In recent research done in India, it was found that giving the Histamine H2 blocker Ranitidine in a dose of 70mg kg and the NSAID COX inhibitor Meloxicam in a dose of 4mg kg in albino Wistar Rats, there was 100 anti fertility activity <a href=https://buycialis.beauty>buy generic cialis online</a> Comments 1 Comment Categories Coping with Chemo my A to Z of tips
Comentários foram desativados.