TCE apura denúncia de desvio de R$ 300 milhões do Fundeb em MT
Denúncia foi protocolada no órgão por deputado estadual contra a Seduc e o governador Pedro Taques (PSDB). TCE diz que suspeita começou a ser investigada em janeiro deste ano.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) apura uma denúncia encaminhada ao órgão pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), que aponta suposto desvio de R$ 300 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), no ano de 2017.
De acordo com a denúncia, o valor que seria destinado à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) teria sido desviado para o pagamento de outras contas do governo.
Segundo o TCE, a suspeita de desvio dos recursos do Fundeb já é averiguada pelo órgão desde janeiro deste ano, quando as primeiras denúncias sobre o caso foram feitas pela Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM).
A denúncia feita pelo deputado foi encaminhada para o relator das contas da Seduc deste ano e será apurada pela equipe de auditoria e deve ser anexada à análise de contas da gestão da pasta.
Para o parlamentar, a comunidade escolar nos 141 municípios foi prejudicada por falhas na gestão do governo Pedro Taques (PSDB). Isso porque, apesar do estado ter feito o repasse da verba aos municípios no final do ano, as escolas passaram meses sem dinheiro - inclusive para a aquisição de merenda escolar.
Fonte: G1 MT