Van com placas de energia solar leva cinema gratuito a crianças de oito cidades mato-grossenses

por valcorreia — publicado 08/06/2018 17h55, última modificação 08/06/2018 17h55

Projeto exibe sessões de filmes em União do Sul, Cláudia, Marcelândia, Matupá, Carlinda, Poconé, Porto Esperidião e Jauru, entre esta sexta-feira (8) e o dia 15 deste mês.

Com uma van equipada, o projeto Cine Solar leva cinema de graça às crianças dos municípios do intertior de Mato Grosso, entre esta sexta-feira (8) e o dia 25 deste mês.

O primeiro evento será nesta sexta-feira, em União do Sul, com sessões de filmes e oficina de cinema, para abrir a temporada do "Cinesolarzinho", como é chamado a versão voltada para o público infantil.

Depois, o projeto exibe sessões de filmes em Cláudia, no domingo (10); Marcelândia, na segunda-feira (11); em Matupá, na terça-feira (12); Carlinda, no dia 13; Poconé, nos dias 19 e 20, Porto Esperidião, no dia 23, e Jauru, no dia 25.

Crianças podem participar de oficinas  (Foto: Divulgação)

Crianças podem participar de oficinas (Foto: Divulgação)

O projeto Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil que exibe filmes a partir da energia solar e, desta vez,

As sessões são gratuitas e abertas ao público.

Sessão de cinema é aberta ao público (Foto: Divulgação)

Sessão de cinema é aberta ao público (Foto: Divulgação)

O objetivo é levar a diversas cidades do país eventos instigantes das séries de cinema ao ar livre, democratizando o acesso às produções audiovisuais e promovendo ações sustentáveis através do projeto. As sessões contam com a participação de um apresentador, que faz a mediação entre os filmes e o público.

Equipado com placas solares e um sistema conversor de energia, um veículo viaja por várias regiões para realizar sessões gratuitas de cinema.

 Projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes (Foto: Divulgação)

Projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes (Foto: Divulgação)

O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo, há assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas, além de sistema de projeção.

Quando chegam às cidades tudo é retirado do veículo e o cinema é montado em lugares ,como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões “carentes”, como comunidades, aldeias indígenas e até mesmo cidades que não têm energia elétrica.

Durante os eventos, acontece também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável que apresenta as curiosidades e características que envolvem o projeto, passando informações sobre os princípios básicos da energia solar, a exemplo de como ela se transforma em energia elétrica.Cinema itinerante é movido a energia solar (Foto: Divulgação)

Cinema itinerante é movido a energia solar (Foto: Divulgação)

Além disso, são mostrados produtos com viés sustentável e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Em União do Sul, Poconé e Porto Esperidião acontece também, das 14h às 17h, a Oficina de Cinema (Oficinema Solar), onde, além de participarem de uma introdução ao mundo audiovisual, as crianças produzirão um curta-metragem, que será exibido à noite, junto com os outros curtas da programação.

 

Veja a programação:

 

União do Sul
Local das sessões: Estádio Municipal Alvany Tonial, em frente ao pavilhão comunitário
Data: 8 de junho
Horários: 19h e 20h30
Valor: a entrada é franca e aberta a todos (com exceção da Oficina de Cinema, que é fechada para estudantes da região)
Horário da Oficina de Cinema: das 14h às 17h
Local da Oficina de Cinema: Estádio Municipal Alvany Tonial, em frente ao pavilhão comunitário

Cláudia
Data: 10 de junho
Horários: 19h e 20h30
Local das sessões: Praça dos Migrantes, no Centro
Valor: a entrada é franca e aberta a todos

Marcelândia
Data: 11 de junho
Horários: 18h e 19h30
Local das sessões: Pátio da Prefeitura, à rua dos Três Poderes, 777, no Centro (em caso de chuva será transferida para o Centro de Convivência/Espaço Criança, à rua Maringá, s/n, Centro) 
Valor: a entrada é franca e aberta a todos

Matupá
Data: 12 de junho
Horários: 19h e 20h30
Local das sessões: Concha Acústica do Lago 4, Complexo Turístico dos Lagos, à avenida Irmã Adeles, s/n, no Centro (em caso de chuva será transferida para o Pavilhão Santa Maria Mãe de Deus, à rua 3, bairro ZH1-002)
Valor: a entrada é franca e aberta a todos

Carlinda
Data: 13 de junho
Horários: 19h e 20h30
Local das sessões: Quadra da Escola Manoel Bandeira, à rua das Maravilhas, 723, no Centro
Valor: a entrada é franca e aberta a todos

Poconé
Data: 19 e 20 de junho
Horários: 18h e 19h30
Local das sessões: no dia 19, em frente à Escola Municipal João Godofredo, à rua Coronel João Godofredo, no bairro João Godofredo (em caso de chuva será no mesmo local); no dia 20, local a definir
Valor: a entrada é franca e aberta a todos
Horário da Oficina de Cinema: das 14h às 17h
Local da Oficina de Cinema: à Escola Municipal João Godofredo, à rua Coronel João Godofredo, no bairro João Godofredo

Porto Esperidião
Data: 23 de junho
Horários: 18h e 18h30
Local das sessões: rua Esperidião Marques, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima (em caso de chuva, será no Ginásio Poliesportivo 13 de maio)
Valor: a entrada é franca e aberta a todos
Horário da Oficina de Cinema: das 14h às 17h 
Local da Oficina de Cinema: rua Esperidião Marques, em frente ao Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima

Jauru
Data: 24 de junho
Horários: 18h e 19h30
Local das sessões: Escola Municipal Lourdes Maria de Lima, rua Gonçalves Dias 126, Boa Esperança (em caso de chuva, será na quadra da escola)
Valor: a entrada é franca e aberta a todos


Fonte:G1 MT

Mawaccout
Mawaccout disse:
12/03/2023 11h58
For example, you can donate one kidney and remain healthy <a href=http://cialis.motorcycles>non prescription cialis online pharmacy</a>
Comentários foram desativados.